Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
barragembarragem | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bar·ra·gem bar·ra·gem
(francês barrage)
nome feminino

1. Obstáculo praticado numa corrente de água.

2. Obra que se efectiva em rio, ribeira ou canal, com o fim de aproveitar a água para irrigação ou accionar turbinas produtoras de energia eléctrica.Ver imagem = AÇUDE, REPRESA

3. Barreira erguida num caminho.

4. [Militar]   [Militar]  Cortina de fogo de artilharia sobre o destacamento de infantaria que se prepara para um ataque, barrando a linha inimiga.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "barragem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Sou jornalista brasileiro e estou a redigir uma reportagem sobre o Estoril. Pedem-me, no entanto, o significado etimológico da palavra Estoril e não a encontrei nos dicionários disponíveis, nem tampouco nos sítios de localização. Por favor, poderiam me dar essa informação?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Ed. Confluência, Lisboa, 1984), José Pedro Machado, apesar de referir que o topónimo Estoril é de origem obscura, coloca a hipótese de se tratar de palavra de origem pré-romana alusiva à serra de Sintra, que se consegue vislumbrar a partir daquela vila.



Gostaria que me esclarecessem se existe o vocábulo irreflexividade.
A palavra irreflexividade não se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, como atestam pesquisas em motores de busca da Internet, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -idade ao adjectivo irreflexivo, a par do que acontece na derivação reflexivo > reflexividade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que irreflexividade pode significar “qualidade do que é irreflexivo”.
pub

Palavra do dia

vi·la·naz vi·la·naz
(vilão, na forma vilan- + -az)
nome de dois géneros

1. Grande vilão. = PATIFÃO

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. Que ou quem mostra vilania ou atitudes de vilão.


SinónimoSinônimo Geral: VILANAÇO

Plural: vilanazes.Plural: vilanazes.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/barragem [consultado em 07-08-2020]