Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vistão

vistãovistão | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vis·tão vis·tão


nome masculino

Usado na expressão fazer um vistão, fazer bela figura.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...em forma de casa, estas lareiras são uma surpresa muito boa, e fazem um vistão em qualquer jardim..

Em www.andthisisreality.com

sua cama e tudo!”, diriam eles se fossem honestos. “Ah é que vimos aqui uns níveis altos e tem que ficar internado!”, disse o interlocutor que me ligou Chegado lá… pela segunda vez, reencaminham-me outra vez para as urgências e dizem: “Está aqui este pijama, vista-o , ponha a roupa, os documentos, o

Em carolapontoevirgula.blogs.sapo.pt

ª Seguir ou ser seguida(o)? 5ª Saber que perguntas colocar ou conhecer as respostas? 6º Compreender ou ser compreendida(o)? 7ª É melhor ser introvertida(o) ou extrovertida(o), ver ou ser vista(o )? 8ª Palavras ou actos? 9ª Maus actos/memórias, é melhor perdoar ou esquecer? 10ª Lutar nas causas

Em Dona-Redonda

Não havia forma de resistir porque, verdade seja dita, faz um vistão ..

Em shi.blogs.sapo.pt

O look da Mash é fantástico, faz um vistão !!

Em filipelgil.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

ven·tres·ca |ê|ven·tres·ca |ê|


(latim *ventriscula, diminutivo de venter, -tris, ventre)
nome feminino

Posta de peixe imediata à cabeça e que corresponde a parte do ventre do animal (ex.: ventresca de atum). = VENTRECHA, VENTRISCA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vist%C3%A3o [consultado em 25-10-2021]