Significado de sustava-se-lhe

    A forma sustava-se-lhepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de sustarsustar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de sustarsustar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sustarsustar
    ( sus·tar

    sus·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    Fazer parar ou parar (ex.: a medida visa sustar o protesto; o vento sustou; sustaram-se as lágrimas). = INTERROMPER, SOBRESTAR, SUSPENDER

    etimologiaOrigem:latim substo, -are, estar de pé, estar por baixo de, estar entre, estar presente, manter-se firme, subsistir.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    coado | adj.

    Fundido....


    enfiado | adj.

    Que tem um fio passado por um orifício....


    suspenso | adj.

    Pendurado; pendente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "sustava-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o plural de social-democrata?


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?