Significado de sustara-se-lhe

    A forma sustara-se-lhepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de sustarsustar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de sustarsustar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sustarsustar
    ( sus·tar

    sus·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    Fazer parar ou parar (ex.: a medida visa sustar o protesto; o vento sustou; sustaram-se as lágrimas). = INTERROMPER, SOBRESTAR, SUSPENDER

    etimologiaOrigem:latim substo, -are, estar de pé, estar por baixo de, estar entre, estar presente, manter-se firme, subsistir.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    coado | adj.

    Fundido....


    enfiado | adj.

    Que tem um fio passado por um orifício....


    suspenso | adj.

    Pendurado; pendente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "sustara-se-lhe" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Na frase dei de caras com um leão, qual a função sintáctica das expressões de caras e com um leão?