PT
BR
Pesquisar
Definições



secundaríssimo

A forma secundaríssimoé [derivação masculino singular de secundáriosecundário].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
secundáriosecundário
( se·cun·dá·ri·o

se·cun·dá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que ocupa o segundo lugar. = SEGUNDO

2. Que não é o mais importante; de segunda ordem. = ACESSÓRIOFUNDAMENTAL, PRIMÁRIO, PRINCIPAL

3. Que depende de outro.

4. Que surge como consequência ou numa segunda fase (ex.: efeito secundário).

5. Que é relativo ou pertencente ao nível de instrução média entre o ensino básico e o ensino superior ou aos estabelecimentos onde se ministra.

6. [Astronomia] [Astronomia] Diz-se de planeta que gira à roda de outro, considerado principal.

7. [Geologia] [Geologia] Relativo ou pertencente ao Secundário. = MESOZÓICO


nome masculino

8. Ensino secundário.

9. [Geologia] [Geologia] Era geológica (há aproximadamente entre 250 e 65 milhões de anos) que sucede o Paleozóico e precede o Cenozóico e que inclui o Cretácico, o Jurássico e o Triásico, caracterizada pelo domínio dos répteis e pelo aparecimento das aves e dos mamíferos didelfos. (Geralmente com inicial maiúscula.) = MESOZÓICO

etimologiaOrigem etimológica:latim secundarius, -a, -um, de segunda hora, de segunda qualidade.

secundaríssimosecundaríssimo

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.