PT
BR
Pesquisar
Definições



sapateara

Será que queria dizer sapateará?

A forma sapatearapode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de sapatearsapatear] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de sapatearsapatear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sapatearsapatear
( sa·pa·te·ar

sa·pa·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Bater no chão com o salto do calçado (em certas danças populares).

2. [Regionalismo] [Regionalismo] Exercer o ofício de sapateiro.


verbo transitivo

3. [Dança] [Dança] Executar (uma dança), batendo no chão com os tacões.

etimologiaOrigem etimológica:sapato + -ear.
sapatearasapateara

Auxiliares de tradução

Traduzir "sapateara" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?
A expressão para inglês ver, utilizada quer no Brasil quer em Portugal, tem o significado “sem validade real, apenas para efeitos de imagem ou aparência” (ex.: o seu cargo era só para inglês ver; fizeram obras de recuperação no edifício para inglês ver).



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).