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incivil

incivil | adj. 2 g.

Que não tem civilidade....


mazorral | adj. 2 g.

Que revela indelicadeza ou falta de educação....


respostada | n. f.

Resposta incivil, insolente, grosseira, malcriada....


grosseirão | adj. | adj. n. m.

Que ou o que é muito malcriado, incivil, mal-educado....


grosseiro | adj. | adj. n. m. | n. m.

Incivil, moral, indecoroso....


irreverente | adj. 2 g.

Que não mostra respeito, obediência ou veneração....


brutal | adj. 2 g.

Desumano, incivil....


político | adj. | n. m.

Relativo à política ou aos negócios públicos (ex.: comentador político)....


rude | adj. 2 g.

Que não se lavrou ou cultivou (ex.: terreno rude)....


mal-educado | adj. n. m.

Que ou quem não tem educação; que ou quem é incivil ou descortês....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).

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