PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

extraordinárias

estremado | adj.

Perfeito; sublime; apropriado; selecto, extraordinário....


incredível | adj. 2 g.

Que não pode ser acreditado; em que não se pode acreditar....


inopinado | adj.

Que acontece de modo inesperado ou imprevisto....


mirabolante | adj. 2 g.

Que dá excessivamente nas vistas....


Que tem, pelas suas aventuras extraordinárias ou inverosímeis, semelhança com a figura de Rocambole, herói aventureiro do escritor francês Ponson du Terrail (1829-1871) (ex.: história rocambolesca)....


tremendo | adj.

Que faz tremer; horrível....


Que não é facilmente perceptível....


Com muitas peripécias ou aventuras extraordinárias; de modo rocambolesco....


Emprega-se esta expressão para salientar um acontecimento extraordinário....


Aplica-se geralmente esta frase por gracejo, para anunciar algum acontecimento extraordinário....


ablegado | n. m.

Enviado extraordinário do papa para cumprir determinada missão numa corte soberana....


campanha | n. f.

Terreno plano de grande extensão....


diligência | n. f.

Aplicação, zelo, cuidado (para conseguir algo)....



Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio".Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis,pergunto a razão deste desencontro.
Os tremas não são utilizados na norma ortográfica do português de Portugal, daí que quinquénio tenha entrada no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, ao contrário de qüinqüênio, cuja ortografia segue a norma brasileira. A diferença do sinal diacrítico (-énio / -ênio) explica-se pelo facto de em Portugal o e desse sufixo ser aberto, como o e de médico, e no Brasil ser fechado, como o e de pêra.

Ver todas