Significado de peritara-se-tos

    A forma peritara-se-tospode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de peritarperitar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de peritarperitar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    peritarperitar
    ( pe·ri·tar

    pe·ri·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Examinar ou avaliar como perito (ex.: peritar um automóvel).

    etimologiaOrigem:perito + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    adestrado | adj.

    Que se adestrou; hábil; perito....


    encartado | adj.

    Que tem diploma para poder exercer determinada profissão ou atividade....


    imperito | adj.

    Que tem falta de perícia....


    versado | adj.

    Que tem prática, experiência, conhecimento....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "peritara-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".