Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

neerlandês

neerlandêsneerlandês | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ne·er·lan·dês ne·er·lan·dês


(francês néerlandais, de Néerlande, forma francesa do neerlandês Nederland, Países Baixos)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo ou pertencente aos Países Baixos ou à Neerlândia.

nome masculino

2. Natural, habitante ou cidadão dos Países Baixos.

3. Língua oficial das Antilhas Holandesas, da Bélgica e dos Países Baixos.


SinónimoSinônimo Geral: HOLANDÊS

Feminino: neerlandesa. Plural: neerlandeses.Feminino: neerlandesa. Plural: neerlandeses.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "neerlandês" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

A seguir, foi Felix da Costa e Mortara, perdendo ambos lugar para o neerlandês da Envision, que agora era quinto..

Em Continental Circus

e os leões poderão enfrentar forte concorrência pelo jogador neerlandês ..

Em Fora-de-jogo

, especialmente, Manchester United, cujo novo treinador, o neerlandês Erik ten Hag, terá feito do avançado dos encarnados um dos alvos prioritários para...

Em Fora-de-jogo

Na corrida que a Red Bull queria que fosse perfeita, o neerlandês conseguiu o primeiro lugar, na frente de Sergio Pérez..

Em Continental Circus

...superado na partida, e andando na maior parte do tempo na frente, até o neerlandês da Red Bull o ter atacado na

Em Continental Circus
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Executa-se trabalhos de carpintaria e Executam-se trabalhos de carpintaria. Ambas as Frases estão gramaticalmente correctas? Na afirmativa, qual a preferível?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, as duas frases estão correctas, importando no entanto analisar ambas as estruturas para as compreender.

Assim, na estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se, com função de sujeito impessoal que acompanha um verbo no singular, sendo semanticamente equivalente a “alguém executa trabalhos de carpintaria”. Na estrutura da segunda frase (Executam-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se apassivante que surge com um verbo no plural a concordar com o sujeito que é trabalhos de carpintaria, sendo semanticamente equivalente a “trabalhos de carpintaria são executados”.

Do ponto de vista do uso da língua, a estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria) é por vezes desaconselhada por alguns gramáticos. Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309), há mesmo uma indicação de que “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular.”

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/neerland%C3%AAs [consultado em 17-05-2022]