PT
BR
Pesquisar
Definições



não-beligerância

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
não-beligerâncianão-beligerâncianão beligerância
( não·-be·li·ge·rân·ci·a

não·-be·li·ge·rân·ci·a

não be·li·ge·rân·ci·a

)


nome feminino

Estado de um país que, sem declarar a sua neutralidade num conflito, decide não tomar parte nele provisoriamente.

etimologiaOrigem etimológica:não- + beligerância.

vistoPlural: não-beligerâncias.
iconPlural: não-beligerâncias.
Ver também resposta às dúvidas: não- e uso de não- como elemento prefixal.
grafiaGrafia no Brasil:não beligerância.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:não beligerância.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: não-beligerância.
grafiaGrafia em Portugal:não-beligerância.
não-beligerâncianão-beligerância

Auxiliares de tradução

Traduzir "não-beligerância" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sociodemográfico ou socio-demográfico?
O elemento de composição socio- não se separa com hífen das palavras às quais se apõe, excepto quando estas começam por h (ex.: socio-histórico) ou o, daí que a forma correcta seja sociodemográfico.



Vi a definição de ideal e constava "conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa". Queria confirmar com vocês, no caso, se o verbo "poder" não deveria conjugar com "conjunto"? Desta forma, seria "o conjunto não pode" ao invés de "o conjunto não podem". Ou existe a possibilidade de se concordar com "perfeições"? Me soa como o mesmo caso de conjugar "a maioria", em que também o verbo vai para o singular.
A definição referida ("conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa") não é uma frase completa. O pronome relativo "que", refere-se a "perfeições" e não ao "conjunto", isto é, são as "perfeições que não podem ter realização completa" e não o "conjunto". Seria, no entanto, possível e correcta outra formulação, se o foco estivesse no "conjunto [...] que não pode ter realização completa", mas cremos que, neste caso, a definição teve intenção de se focar nas "perfeições que não podem ter realização".
Note-se que as definições de dicionário geralmente não têm frases completas, nem verbo principal. Como se trata da definição de um nome ou substantivo, a definição é um grupo nominal, Se integrarmos este grupo nominal numa frase completa, o verbo principal concordará preferencialmente com o núcleo do sintagma nominal (ex.: [o conjunto imaginário de [perfeições que não podem ter realização completa]] pode ser chamado de ideal). Nesse caso, seria um caso de concordâncias em frases com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição, assunto sobre o qual poderá consultar a resposta à dúvida concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa.