Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

mangá

mangamanga | n. f.
mangamanga | n. f.
mangamanga | n. f.
mangamangá | n. f.
Será que queria dizer manga?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

man·ga man·ga 1


(latim manica, -ae)
nome feminino

1. Parte do vestuário que cobre o braço ou parte dele.Ver imagem

2. Objecto cuja forma se assemelha a essa parte do vestuário.

3. Filtro em forma de saco.

4. Tubo flexível. = MANGUEIRA

5. [Aeronáutica]   [Aeronáutica]  Túnel regulável que liga a entrada de um avião a uma porta de embarque do aeroporto.Ver imagem

6. [Aeronáutica]   [Aeronáutica]  Mecanismo insuflável instalado em algumas saídas dos aviões, destinado à evacuação de passageiros em caso de emergência.

7. [Mecânica]   [Mecânica]  Extremidade do eixo em que entra a roda.

8. Dispositivo de forma cónica, que indica a direcção e a intensidade do vento.Ver imagem = BIRUTA

9. Redoma; campânula.

10. Chaminé de candeeiro de malha metálica que aumenta a intensidade da luz.

11. Tromba-d'água.

12. Chocalho grande.

13. [Desporto]   [Esporte]  Parte de uma competição, geralmente em provas de automobilismo ou de motociclismo.


arregaçar as mangas
Preparar-se para fazer algo com determinação.

em mangas de camisa
Sem casaco.

manga perdida
[Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Manga larga e sem punho.


man·ga man·ga 2


(malaiala manga)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Fruto da mangueira, de formato oblongo, carnudo, de polpa amarela e fibrosa envolvendo um caroço grande, aromático e de sabor agradável.Ver imagem

2. [Botânica]   [Botânica]  Árvore grande (Mangifera indica), da família das anacardiáceas, de tronco liso, copa grande e frondosa, folhas perenes oblongas, flores pequenas dispostas em cachos, de origem asiática e muito cultivada em climas tropicais pelo seu fruto, a manga. = MANGUEIRA


man·ga man·ga 3


(espanhol manga)
nome feminino

1. Grande quantidade de gente. = MULTIDÃO, TURBA

2. [Brasil]   [Brasil]  Pastagem cercada para cavalos e bois.


man·ga man·gá 4


(japonês manga)
nome feminino

Género de banda desenhada de origem japonesa.


• Grafia no Brasil: mangá.

• Grafia no Brasil: mangá.

• Grafia em Portugal: manga.

• Grafia em Portugal: manga.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mangá" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

' manga ' de emergência..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Destaque para os envios da maçã, melão, manga , limão, banana e melancia Por: AGROLINK - Eliza Maliszewski O volume exportado de...

Em Caderno B

...ou mais tarde aparecerá a equipa que dominará a competição com algum truque na manga ..

Em Continental Circus

Rensuke Oshikiri, Misumisou Um conto muito cruel. Quando uma jovem adolescente se muda para uma vila do interior japonês, a sua chegada à nova escola não corre muito bem. O grupo de adolescentes é pequeno, e implacável. O bullying sucede-se, cada vez mais violento, levando até à morte de familiares da adolescente. Tudo…

Em intergalacticrobot

, manga de 25,00 mm..

Em Sergio@Cruises
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Encontramos por vezes escrito portofólio ou portofolio e portefólio ou portefolio. Confuso? Bastante. Mas, na verdade a professora de português da minha filha (no 5.ºano) sugere portofolio. Ora acontece que a mim não me soa nada bem... Podiam-me dar uma ajuda?
A questão colocada diz respeito a uma adaptação ao português de uma palavra estrangeira, portfolio, importada do inglês. Esta palavra pode ser usada na sua forma original (portfolio, sem acento), mas já há algumas propostas de aportuguesamento da sua ortografia.

Tanto o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, como o Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, propõem o aportuguesamento com a forma portefólio. O Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista também a forma portefólio, remetendo-a para portfólio, num aportuguesamento menos consensual (com um grupo consonântico -rtf- inexistente noutras palavras portuguesas).

Há ainda uma outra forma, porta-fólio, registada há mais tempo (por exemplo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, de 1913, ou no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, de 1966), mas porventura muito menos frequente para os sentidos mais usuais na actualidade, ligados a um conjunto de imagens ou ao suporte que reúne essas imagens. Dos dicionários referidos, o Houaiss regista esta forma, mas não com os sentidos mencionados e o da Porto Editora remete simplesmente para a forma portfólio, que considera preferencial.

Não surgem registadas em nenhuma obra de referência as formas portofolio ou portofólio, nem a sua formação faz qualquer sentido do ponto de vista etimológico.

Qualquer destas variantes é usada com os sentidos de "carteira para guardar documentos"; "dossiê com informação para apresentar um produto ou uma pessoa profissionalmente"; "carteira de títulos de um investidor".

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mang%C3%A1 [consultado em 27-07-2021]