Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
2ª pess. sing. pres. conj. de internarinternar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·ter·nar in·ter·nar - ConjugarConjugar
(interno + -ar)
verbo transitivo

1. Meter ou mandar para o interior.DESINTERNAR

2. Pôr como interno; pôr em internato (ex.: internar num colégio).

verbo transitivo e pronominal

3. Colocar alguém ou colocar-se por algum espaço de tempo numa instituição de saúde, de correcção ou de assistência (ex.: internar um doente; internou-se para desintoxicação).

verbo pronominal

4. Meter-se pelo interior dentro. = ENGOLFAR-SE, ENTRANHAR-SE

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Na seguinte frase Pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais, possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam, como poderia dividi-la em sujeito e predicado?
Na frase que menciona, a função sintáctica de sujeito é desempenhada pelo grupo nominal que contém uma frase (pessoas que utilizam o computador, a Internet, os famosos jogos virtuais) e a função sintáctica de predicado é desempenhada pelo verbo possuir e pelos constituintes que dele dependem (possuem um desempenho maior com relação às pessoas que não os utilizam).



Podiam por favor dizer-me se o facto de num texto aparecer primeiro ministro em vez de Primeiro Ministro se pode considerar um erro?
Quando se refere ao cargo, a expressão em causa deverá escrever-se com hífen (primeiro-ministro) e não como locução; a grafia sem hífen poderá ser considerada um erro ortográfico, pois contraria a tradição lexicográfica em língua portuguesa e o que está explícito na base XXVIII do Acordo Ortográfico de 1945 e na base do XV do Acordo de 1990 (primeiro-ministro consta aí como exemplo). É possível grafar sem hífen (primeiro ministro), mas num contexto específico em que o adjectivo primeiro seja usado na acepção “que precede outro” (ex.: o primeiro ministro a chegar foi o das Finanças).

Não há qualquer motivo para maiusculizar a palavra primeiro-ministro, excepto quando tal é exigido por motivos protocolares (por exemplo, em cartas formais ou oficiais), como é referido na base XLVI do Acordo Ortográfico. Sobre o uso de maiúsculas poderá também consultar as respostas maiúsculas e maiúsculas em palavras hifenizadas.

pub

Palavra do dia

ra·iz·-for·te |a-i| ra·iz·-for·te |a-i|
nome feminino

[Botânica]   [Botânica]  Planta brassicácea (Armoracia rusticana) cujas raízes são usadas como condimento picante. = RÁBANO-PICANTE, SARAMAGO-MAIOR

Plural: raízes-fortes.Plural: raízes-fortes.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/internes [consultado em 16-01-2021]