PT
BR
Pesquisar
Definições



insurrecta

A forma insurrectaé [feminino singular de insurrectoinsurretoinsurrecto].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
insurrectoinsurrecto ou insurretoinsurrecto
|éct| ou |ét| |éct| ou |ét| |èct|
( in·sur·rec·to in·sur·rec·to ou in·sur·re·to

in·sur·rec·to

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem está em insurreição ou faz parte dela. = AMOTINADO, INSURGENTE, REBELDE, REVOLTOSO, SUBLEVADO

2. Que ou quem é revolucionário em acção.

etimologiaOrigem etimológica: latim insurrectus, -a, -um, particípio passado de insurgo, -ere, levantar-se, erguer-se, atacar, ameaçar, insurgir-se.
sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: insurreto.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: insurrecto.
grafiaGrafia no Brasil:insurrecto.
grafiaGrafia em Portugal:insurreto.
insurrectainsurrecta

Auxiliares de tradução

Traduzir "insurrecta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.