PT
BR
Pesquisar
Definições



gratinado

A forma gratinadopode ser [masculino singular particípio passado de gratinargratinar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gratinadogratinado
( gra·ti·na·do

gra·ti·na·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se gratinou (ex.: desta vez o bacalhau não ficou tão gratinado).


nome masculino

2. [Culinária] [Culinária] Prato cujos ingredientes, geralmente cozinhados, vão ao forno com uma cobertura de molho, pão ou queijo ralados, para formar uma crosta (ex.: gratinado de cogumelos).

3. [Culinária] [Culinária] Crosta que se forma à superfície de um prato assim confeccionado.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de gratinar.
gratinargratinar
( gra·ti·nar

gra·ti·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

[Culinária] [Culinária] Preparar certas comidas ou alimentos, cobrindo-os com uma capa de pão ou queijo ralados, levando-os ao forno de maneira a obter, na superfície, uma leve crosta.

etimologiaOrigem etimológica: francês gratiner.
gratinadogratinado

Auxiliares de tradução

Traduzir "gratinado" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber de as palavras: nano-estrutura, electro-activo e mono-radical têm ou não hífen.
Os elementos de formação electro-, mono- e nano- nunca são seguidos de hífen (ex.: electroencefalograma, monoácido, nanoplâncton), obrigando à duplicação do r e do s quando são seguidos de palavras começadas com essas letras (ex.: electrossiderurgia, monossemia, nanossomia).

Após a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (base XVI), estes elementos serão seguidos de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o.