PT
BR
Pesquisar
Definições



geleiazinhas

A forma geleiazinhasé [derivação feminino plural de geleiageléiageleia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
geleiageléiageleia
( ge·lei·a

ge·léi·a

ge·lei·a

)


nome feminino

1. Extracto mucilaginoso de frutas ou carnes que, pelo resfriamento, adquire consistência branda e tremulante.

2. [Culinária] [Culinária] Preparado de consistência gelatinosa, que resulta da cozedura da fruta em calda de açúcar, mais líquido que a compota e com menos percentagem de fruta (ex.: geleia de marmelo).

etimologiaOrigem etimológica:francês gelée.
grafiaGrafia no Brasil:geléia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:geleia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: geléia.
grafiaGrafia em Portugal:geleia.
geleiazinhasgeleiazinhas


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.




Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.