PT
BR
Pesquisar
Definições



galerias

A forma galeriasé [feminino plural de galeriagaleria].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galeriagaleria
( ga·le·ri·a

ga·le·ri·a

)
Imagem

Espécie de varanda em salas de espectáculo ou em salas muito grandes.


nome feminino

1. Corredor ou compartimento sobre o comprido, geralmente com janelas ou cobertura envidraçada.

2. Compartimento, geralmente sobre o comprido, destinado a expor objectos de arte.

3. Estabelecimento que expõe e comercializa obras de arte.

4. Colecção de objectos de arte.

5. Espécie de varanda em salas de espectáculo ou em salas muito grandes.Imagem

6. Conjunto de pessoas ou personagens reunidas em galeria.

7. Passeio abrigado.

8. Perfuração ou passagem subterrânea. = TÚNEL

9. Mó superior (em lagar, moinho, etc.).

10. [Marinha] [Marinha] Varanda (na popa dos navios).

etimologiaOrigem etimológica: italiano galleria.
galeriasgalerias

Auxiliares de tradução

Traduzir "galerias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).