Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

cabotino

cabotinocabotino | n. m. | adj. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·bo·ti·no ca·bo·ti·no


(francês cabotin, comediante ambulante)
nome masculino

1. Comediante ambulante.

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Mau actor.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

3. [Figurado]   [Figurado]  Que ou aquele que presume ser importante ou se exibe pretensiosamente para se impor (ex.: interpretação teatral cabotina; disse que preferia ser um cabotino a ser um hipócrita). = PRESUMIDO, PRESUNÇOSO, PRETENSIOSO

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

— Não sinto mais aquele gosto cabotino da tristeza..

Em catadordepapeis.blogspot.com

O Mundo vê-se livre de uma criatura execrável, um vigarista, cabotino , negacionista, um figurinha ridícula com um poder que nunca podia ter tido..

Em Devaneios a Oriente

...sobre o livro do Genesis consegue até que Michael Knowles, que é um jovem cabotino de mediana esperteza, pareça um gajo um bocadinho mais inteligente..

Em blogville

, Marisa Matias, João Ferreira, Tiago Mayan Gonçalves e o cabotino Vitorino Silva (Tino de Rans)..

Em nuvens da alma

...quixotesco, acompanhado apenas pela sua família e por outro elemento ainda mais ridículo e cabotino do que ele, Rudolph

Em nuvens da alma
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.
pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cabotino [consultado em 27-07-2021]