PT
BR
Pesquisar
Definições



deambulatório

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
deambulatóriodeambulatório
( de·am·bu·la·tó·ri·o

de·am·bu·la·tó·ri·o

)
Imagem

ArquitecturaArquiteturaArquitetura

Galeria ou corredor em volta do altar-mor, da capela-mor ou do coro de certas igrejas, que geralmente permite a circulação a partir das naves laterais.


nome masculino

1. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Galeria coberta onde se pode passear.

2. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Galeria ou corredor em volta do altar-mor, da capela-mor ou do coro de certas igrejas, que geralmente permite a circulação a partir das naves laterais.Imagem = CHAROLA


adjectivoadjetivo

3. [Pouco usado] [Pouco usado] Relativo a passeio.

4. [Figurado] [Figurado] Erradio, desnorteado.

etimologiaOrigem etimológica: latim deambulatorium, -ii.
deambulatóriodeambulatório

Auxiliares de tradução

Traduzir "deambulatório" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Quero saber se a palavra sarro é oxítona ou paroxítona.
A palavra sarro é uma palavra grave ou paroxítona, pois tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (foneticamente a sílaba acentuada é ['sa]; na divisão silábica para translineação, a sílaba é sar-).