Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fumare

1ª pess. sing. pres. conj. de fumararfumarar
3ª pess. sing. imp. de fumararfumarar
3ª pess. sing. pres. conj. de fumararfumarar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fu·ma·rar fu·ma·rar

- ConjugarConjugar

(fumo + -a- + -r- + -ar)
verbo intransitivo

1. Deitar fumo. = FUMEGAR

verbo transitivo

2. Expelir ou difundir como o fumo.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Non ne fumare , non le parlare – lei non

Em lizchristine.blogs.sapo.pt

Que fumar é um vício que nos faz tremendamente mal estamos já "carecas" de ouvir. Sabemos bem das terríveis e dolorosas consequências que os cigarros acarretam para o nosso organismo, por isso comprometemo-nos a largar de vez este péssimo hábito. Mas, naquela pausa para o café, ou logo a seguir ao almoço, ou numa noitada…

Em amiudadosolhosverdes.blogs.sapo.pt

Fumare sigarette scompare ossigeno, diminuendo la circolazione del sangue alla pelle del viso e la

Em benesseresalute.blogs.sapo.pt

curto, magra, com tiques esquisitos, a fumar...e a minha energia a ser sugada. Desta vez deu para confirmar a minha teoria do cigarro. Ela já nem me pergunta nada e saca do cigarro e começa a fumar. Claro..obvio...não queria dar-me abertura para que eu fumasse também. Coitada. E eu só pensava: pago 100

Em podengaportuguesa.blogs.sapo.pt

Olá meninas,hoje recebi uma mensagem de uma leitora que me falou de uma foto do Instagram da Mechi em que ela está a fumar,já não é uma novidade de que a Mechi fuma,já há uns anos,durante as gravações de Violetta,em que nos bastidores ela estava a fumar,é assim,eu não estou de acordo com o facto de

Em ocantodavioletta.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).




Nas frases que se seguem estará correcta a repetição da preposição por? 1. O acordo foi assinado pelo ministro português da Agricultura e pelo seu homólogo angolano. 2. A decisão para apoiar uma candidatura comum foi igualmente aprovada pelas organizações regionais africanas, pela União Africana, pelo Conselho dos Assuntos Económicos e Sociais e pela maior parte dos governos africanos.
Nas frases referidas, a preposição por está correctamente utilizada, pois trata-se de construções passivas (foi assinado e foi aprovada são formas do pretérito perfeito de assinar e aprovar, na voz passiva). Os sintagmas introduzidos pela preposição por (nas formas pelo, pelas ou pela, resultantes da contracção com os artigos o, as ou a) correspondem ao agente da passiva. Nos exemplos acima, este agente da passiva é complexo, isto é, é constituído por duas ou mais partes coordenadas pela conjunção e:

1. O acordo foi assinado pelo ministro português da Agricultura e pelo seu homólogo angolano.
2. A decisão para apoiar uma candidatura comum foi igualmente aprovada pelas organizações regionais africanas, pela União Africana, pelo Conselho dos Assuntos Económicos e Sociais e pela maior parte dos governos africanos.

Nestes casos, a omissão da preposição pode gerar dificuldades de interpretação ou mesmo agramaticalidade.

pub

Palavra do dia

o·ven·çal o·ven·çal


(ovença + -al)
nome masculino

1. [Antigo]   [Antigo]  Pessoa encarregada de uma despensa. = DESPENSEIRO, ECÓNOMO

2. [Antigo]   [Antigo]  Cobrador de rendas.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fumare [consultado em 19-10-2021]