PT
BR
Pesquisar
    Definições



    fora de portas

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    portaporta
    ( por·ta

    por·ta

    )
    Imagem

    Peça que fecha essa abertura.


    nome feminino

    1. Abertura para entrar ou sair.

    2. Peça que fecha essa abertura.Imagem

    3. Peça idêntica em janela, armário, etc.

    4. [Figurado] [Figurado] Entrada; acesso; admissão.

    5. Solução, expediente.

    6. Espaço estreito e cavado por onde passa um rio.

    7. Ponto onde se passa e que serve como de chave a outro mais distante.

    8. [Informática] [Informática] Ponto de ligação físico ou virtual usado na transmissão de dados.

    9. [Tecnologia] [Tecnologia] Parte de um equipamento onde se liga um cabo ou uma ficha.

    10. [Jogos] [Jogos] No jogo do monte, o desconto a favor do banqueiro quando os pontos ganham com a primeira carta que sai ao voltar o baralho.


    adjectivo feminino e nome femininoadjetivo feminino e nome feminino

    11. [Anatomia] [Anatomia] Diz-se de ou veia grossa que recebe o sangue do estômago, do baço, do pâncreas e dos intestinos, e que se distribui no fígado.


    bater à porta de

    Pedir auxílio a alguém.

    Acontecer, surgir (ex.: infelizmente, a doença bateu-lhe à porta).

    fora de portas

    Fora da cidade, ou vila, nos arrabaldes.

    pela porta dianteira

    Sem vergonha; francamente; usando de meios lícitos.

    pela porta do cavalo

    Usando de meios pouco lícitos.

    porta de entrada

    [Medicina] [Medicina]  Via pela qual um agente infeccioso se introduz no organismo (ex.: o tracto respiratório, o tractodigestivo e lesões na pele são possíveis portas de entrada).

    porta de homem

    Porta pequena inserida num portão ou numa porta grande, para dar passagem a pessoas, sem abrir esse portão ou porta grande.Imagem

    porta de inspecção

    O mesmo que porta de visita.

    porta de saída

    [Medicina] [Medicina]  Via pela qual um agente infeccioso sai de um organismo hospedeiro para o ambiente ou para outro hospedeiro.

    porta de visita

    Abertura utilizada geralmente para permitir o acesso a sistemas de saneamento, de drenagem de águas ou esgotos, mas também de sistemas hidráulicos, eléctricos ou de telecomunicações. = CAIXA DE VISITA, PORTA DE INSPECÇÃO

    porta do cavalo

    Porta traseira de um edifício.

    porta falsa

    A que está disfarçada na parede.

    porta giratória

    Porta, geralmente numa entrada com grande circulação de pessoas, composta por uma estrutura circular com um ou mais painéis verticais rotativos, em geral de material transparente (ex.: porta giratória com detector de metais).Imagem

    Lugar ou entidade em que há um movimento regular de entrada e saída de pessoas que trabalham ou se envolvem numa actividade por pouco tempo (ex.: a banda foi uma porta giratória de guitarristas).

    [Política] [Política]  Circulação de indivíduos entre cargos de responsabilidade pública e cargos da mesma área no sector privado ou vice-versa (ex.: medida importante para combater a porta giratória entre governos e empresas).

    porta traseira

    Entrada de um edifício que se situa no lado oposto ao da entrada principal.

    etimologiaOrigem etimológica: latim porta, -ae.
    Imagem gerada com definições
    porta

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "fora de portas" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Na frase por defeito é esta a directoria, gostava de saber se o termo por defeito pode ou não ser utilizado. Fui corrigido por alguém que diz que o termo correcto é por omissão.


    Devo usar o termo implementador, ou aconselham algum outro?