PT
BR
Pesquisar
Definições



ex-amantes

A forma ex-amantesé [masculino e feminino plural de amanteamante].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
amanteamante
( a·man·te

a·man·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Que ama alguém.

2. Que está apaixonado por alguma coisa.


nome de dois géneros

3. Pessoa que ama alguém.

4. Namorado ou namorada.

5. Pessoa que mantém uma relação amorosa ou sexual estável ou regular com uma pessoa casada. = AMÁSIO, CONCUBINO


nome masculino

6. [Náutica] [Náutica] Cabo grosso para içar parte do aparelho náutico.

7. [Náutica] [Náutica] Corrente de ferro na ostaga da gávea alta.

etimologiaOrigem etimológica:latim amans, -antis, que ama.
ex-amantesex-amantes

Auxiliares de tradução

Traduzir "ex-amantes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Como se deve dizer: alcoolemia ou alcoolémia?
Apesar de a forma esdrúxula alcoolémia ser bastante usual hoje em dia, a forma alcoolemia é considerada mais correcta e vernácula, porque segue as regras de acentuação das palavras formadas com o elemento de origem grega –emia (derivado do grego haîma, -atos, que significa “sangue”, a que se junta o sufixo tónico -ia), cujo acento de intensidade recai na sílaba mi.

Embora -emia seja um sufixo formador de palavras do português, esta sequência já surgia em grego em palavras graves como anaimía (que deu origem a anemia) ou euaimía (que deu origem a euemia).

O mesmo se aplica a outras palavras como glicemia/glicémia, hiperemia/hiperémia, septicemia/septicémia, muito frequentemente tomadas como palavras esdrúxulas, mas cuja origem e formação pressupõem a acentuação na penúltima sílaba.