Significado de esvair-se-te

    A forma esvair-se-tepode ser [infinitivo de esvairesvair], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de esvairesvair], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de esvairesvair], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de esvairesvair] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de esvairesvair].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    esvairesvair
    |â-í| |â-í|
    ( es·va·ir

    es·va·ir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Esvaecer, evaporar, dissipar.

    verbo pronominal

    2. Escoar-se.

    3. Esgotar-se.

    4. Dissipar-se.

    5. Desbotar.

    6. Sentir tonturas; perder os sentidos.


    esvair em suor

    •Suar a ponto de ficar muito debilitado.

    etimologiaOrigem:latim *exvanere, de vanus, -a, -um, vazio, oco.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "esvair-se-te" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    exangue | adj. 2 g.

    Que perdeu o sangue; esvaído em sangue....


    desmaiar | v. intr. | v. tr. e pron.

    Perder a consciência durante um curto período de tempo; perder os sentidos....


    esvair | v. tr. | v. pron.

    Esvaecer, evaporar, dissipar....


    evanescer | v. tr. e pron.

    O mesmo que desvanecer....


    vazar | v. tr. e intr. | v. tr. | v. intr. | v. pron.

    Retirar ou perder o conteúdo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "esvair-se-te" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".