Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

estaladiço

estaladiçoestaladiço | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·ta·la·di·ço es·ta·la·di·ço


(estalar + -diço)
adjectivo
adjetivo

1. Que estala facilmente (ex.: consistência estaladiça). = QUEBRADIÇO

2. Que produz um ruído seco ao ser trincado (ex.: torresmo estaladiço). = CROCANTE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "estaladiço" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...forno pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos, ou até o pão estar douradinho e estaladiço ..

Em fabiobelo.pt

A qualquer hora: pão estaladiço caseiro Para aguentar um mês inteiro de confinamento, precisamos de várias receitas de pão..

Em www.casalmisterio.com

...tranquilidade um Pão de Mafra que já se sabia de antemão ter propensão para estaladiço e apresentar alguns buracos no

Em castigomaximo.com

...sem ossos nem pele, azeite, manteiga, alho picado, cebola picada, caldo de galinha, bacon estaladiço partido em pedaços, natas, espinafres baby, italian seasoning (uma mistura de orégãos, alecrim, manjericão...

Em www.casalmisterio.com

...que está pronto para transformar essa velha carcaça num pão de sonho, fresquinho e estaladiço que parece

Em www.casalmisterio.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/estaladi%C3%A7o [consultado em 16-10-2021]