PT
BR
Pesquisar
Definições



espraiasse

A forma espraiassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de espraiarespraiar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de espraiarespraiar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espraiarespraiar
( es·prai·ar

es·prai·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Estender pela praia; arrojar à praia.

2. [Figurado] [Figurado] Alastrar, estender, espalhar, espairecer.


verbo intransitivo

3. Deixar a praia descoberta; retirarem-se as águas (deixando terra descoberta).


verbo intransitivo e pronominal

4. Estender-se pela praia; invadir os terrenos marginais.

5. [Figurado] [Figurado] Dilatar-se, estender-se.

6. Discorrer larga e profusamente.

etimologiaOrigem etimológica:es- + praia + -ar.


Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.