PT
BR
Pesquisar
Definições



empoderamento

A forma empoderamentopode ser [derivação masculino singular de empoderarempoderar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
empoderamentoempoderamento
( em·po·de·ra·men·to

em·po·de·ra·men·to

)


nome masculino

Acto ou efeito de dar ou adquirir poder ou mais poder.

etimologiaOrigem etimológica: empoderar + -mento.
Ver também resposta à dúvida: empoderamento.
empoderarempoderar
( em·po·de·rar

em·po·de·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Dar ou adquirir poder ou mais poder.

etimologiaOrigem etimológica: em- + poder + -ar.
Ver também resposta à dúvida: empoderamento.
empoderamentoempoderamento

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Ao pesquisar a palavra BIBLIOTECÁRIO abaixo aparece " (latim bibliothecarius, -ii)". Preciso saber o que significa esse "-ii"?
Na maioria das palavras que derivam de nomes (ou substantivos) latinos, o Dicionário Priberam apresenta esses nomes enunciando-os com o nominativo, seguido de vírgula e da forma do genitivo, representada pela sua terminação. É o caso da etimologia de bibliotecário, em que o latim bibliothecarius corresponde à forma do nominativo e bibliothecarii, representado no dicionário pela terminação -ii, corresponde à forma do genitivo.



Estou corrigindo um contrato de engenharia, e me deparei com a palavra refratamento. Eles fazem muito uso desta palavra. Ela existe? Nos dicionários que procurei não encontrei. Será que pode me ajudar?
A palavra refractamento (refratamento no português do Brasil) deriva por sufixação do verbo refractar (refratar no português do Brasil) e, apesar de não se encontrar registada nos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, o seu uso é possível visto que está correctamente formada. A palavra refracção (refração no português do Brasil) é mais comummente usada para indicar o “acto ou efeito de refractar” e encontra-se registada nos dicionários de língua portuguesa, pelo que o seu uso é mais aconselhado.