Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

in-

in-in- | pref.
inin | adv.
inin | prep.
InIn | símb.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in- in-


(latim in-)
prefixo

Elemento designativo de negação (ex.: infeliz), lugar, movimento para dentro, etc. (Converte-se em im- antes de b ou p; converte-se em ir- antes de r; converte-se em i- antes de l, m ou n.)


in |íne|1


(palavra inglesa)
advérbio

[Informal]   [Informal]  Na moda (ex.: essa roupa agora está in).


in |íne|2


(palavra latina)
preposição

Indica, em citações bibliográficas e afins, o local a que pertence determinada parte de uma obra (ex.: "verbete" in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).


In In 3


símbolo

[Química]   [Química]  Símbolo químico do índio.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

análise por computador. Em vez de recolher informações genéticas de ossos ou dentes, este método sequencia o ADN a partir de vestígios de urina ou células. O novo artigo científico foi recentemente publicado na Nature.» in https://zap.aeiou.pt/extincao-mamutes-nao-culpa-humanos-439477 Helder Barros

Em HELDER BARROS

principais catalizadores de um Benfica que foi crescendo aos poucos até fintar um destino que parecia certo, mantendo a liderança na Liga." Lateral Esquerdo, in Lateral Esquerdo

Em O INDEFECTÍVEL

encarnadas, ao cair do pano, que valeu os três pontos e a liderança encarnada." Romário, in Lateral Esquerdo

Em O INDEFECTÍVEL

Jurklengte. Belle en het beest jurk volwassenen online kopen. 30cm 110116 120 5-6 jaar Jurklengte. Annons Uppdatera garderoben med säsongens mode. Belle kostuum volwassen prinses belle en het. Al 500000 klanten sinds 2010 Morgen in huis bestel tot 2345 Gratis verzending 60 dagen retourneren. Prinses Belle

Em poeirasglass

também faz parte perder, tens de saber lidar com os dois”." Hugo Tavares da Silva, in Tribuna Expresso

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/in- [consultado em 27-10-2021]