Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

in-

inin | adv.
inin | prep.
InIn | símb.
in-in- | pref.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in |íne|1


(palavra inglesa)
advérbio

[Informal]   [Informal]  Na moda (ex.: essa roupa agora está in).


in |íne|2


(palavra latina)
preposição

Indica, em citações bibliográficas e afins, o local a que pertence determinada parte de uma obra (ex.: "verbete" in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).


In In 3


símbolo

[Química]   [Química]  Símbolo químico do índio.


in- in-


(latim in-)
prefixo

Elemento designativo de negação (ex.: infeliz), lugar, movimento para dentro. [Converte-se em im- antes de b ou p; converte-se em ir- antes de r; converte-se em i- antes de l, m ou n.]

pub

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



O termo pisoteio é geralmente utilizado em textos relacionados com a apascentação de gado, mas também em textos que estão relacionados com o efeito de caminhar repetidamente sobre uma determinada área. Não encontro esta palavra em qualquer dicionário e gostaria de saber a vossa opinião sobre a existência desta palavra na Língua Portuguesa.
Apesar de não se encontrar registado no Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, o substantivo pisoteio pode ser encontrado noutros dicionários de português, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, com os significados (i) “acto ou efeito de pisotear ou pisar” e (ii) “local pisoteado pelos animais”. Contrariamente ao que indica este dicionário, os termos pisoteio e pisotear (ex.: o pisoteio constante das dunas pode levar à sua destruição; os grupos de caminhantes pisoteavam regularmente os caminhos, hoje cobertos de mato) não são exclusivos do português do Brasil, como revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet.
pub

Palavra do dia

es·ter·nu·ta·tó·ri·o es·ter·nu·ta·tó·ri·o


(latim sternuto, -are, espirrar + -tório)
adjectivo
adjetivo

1. Que provoca espirros. = ERRINO, PTÁRMICO

2. Em que há espirros (ex.: crise esternutatória; episódio esternutatório).

nome masculino

3. Medicamento que faz espirrar.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/in- [consultado em 05-12-2022]