PT
BR
Pesquisar
Definições



endireita

A forma endireitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de endireitarendireitar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de endireitarendireitar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
endireitaendireita
( en·di·rei·ta

en·di·rei·ta

)


nome masculino

Indivíduo que conserta os ossos fracturados ou em luxação, também vulgarmente conhecido por algebrista.

endireitarendireitar
( en·di·rei·tar

en·di·rei·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr direito.

2. Pôr em pé.

3. [Figurado] [Figurado] Encaminhar; corrigir.

4. Dar melhor direcção a.

5. Governar bem; facilitar, aplanar.


verbo intransitivo

6. Caminhar direito a.


verbo pronominal

7. Tornar-se ou pôr-se direito.

8. Entesar-se.

9. [Informal] [Informal] Melhorar de sorte.

10. Arranjar-se.

Auxiliares de tradução

Traduzir "endireita" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Uma vez, conversando com uma pessoa que eu não conheço na Internet, ele me disse a seguinte frase: "... não faça pré-concepções prematuras". Ele quis dizer para eu não criar uma imagem dele sem conhecê-lo. Achei isso um pleonasmo. Ele disse que não, pois indica que eu fiz uma concepção antecipada e fora do tempo. Mesmo sendo estranho a pronúncia ele estava certo?
Uma pré-concepção (ou preconceito) é um conceito criado previamente ou sem fazer um exame. No entanto, isto não quer dizer que seja necessariamente prematuro, pois este adjectivo indica que foi feito antes do tempo próprio (se se entender que pode haver um tempo próprio para fazer preconcepções). Apesar de a expressão "preconcepção prematura" poder parecer pleonástica, não o é necessariamente.



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).