Significado de encalhai-no-lo

    A forma encalhai-no-loé [segunda pessoa plural do imperativo de encalharencalhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encalharencalhar
    ( en·ca·lhar

    en·ca·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. [Náutica] [Náutica] Fazer ficar ou ficar em seco, num baixio, num escolho ou num banco de areia, sem poder navegar ou flutuar (ex.: a tempestade pode encalhar o barco; a embarcação encalhara nas rochas durante a noite).DESENCALHAR, DESVARAR

    2. [Figurado] [Figurado] Provocar ou achar impedimento para a prossecução de algo. = EMPATAR, PARAR, SUSPENDER

    verbo intransitivo

    3. Ficar sem ser vendido; não ter procura.

    4. [Informal] [Informal] Não casar; ficar solteiro ou celibatário.DESENCALHAR

    etimologiaOrigem:espanhol encallar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "encalhai-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    encalhe | n. m.

    Estado do navio encalhado....


    encalho | n. m.

    Lugar onde o navio encalha....


    arrojado | adj. | n. m.

    Que se arremessou ou arrojou....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encalhai-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Na geografia, a disparidade de designação é tão grande que só confunde! Palavras portuguesas antigas como Barém parecem estar a ser substituídas pelo equivalente inglês Bahrein. Outras, como Qatar parecem de formação estranha por anteposição de um q a um a (não conheço mais nenhuma palavra assim formada ...). Já Kosovo escreve-se com k quando o natural seria com c. Ou não?! E como seria Kuwait? Ou Koweit? Há para todos os gostos... E, se Madrid está já consagrada entre nós sem e no final (Madrid), faz sentido escrever Bagdade (ou Bagdad)?