Significado de desbravar-se-mas

    A forma desbravar-se-maspode ser [infinitivo de desbravardesbravar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desbravardesbravar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de desbravardesbravar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de desbravardesbravar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de desbravardesbravar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    desbravardesbravar
    ( des·bra·var

    des·bra·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Quebrar a braveza; tornar manso. = AMANSAR, DOMAR

    2. Explorar lugar selvagem ou desconhecido (ex.: o seu bisavô participou na primeira expedição que desbravou o território).

    3. [Agricultura] [Agricultura] Limpar um terreno para ser cultivado (ex.: desbravaram as margens do rio para cultivar o solo fértil). = ARROTEAR

    4. [Por extensão] [Por extensão] Limpar, abrindo caminho (ex.: foi preciso desbravar novas rotas).

    5. [Figurado] [Figurado] Fazer os primeiros contactos, estabelecer as primeiras ligações (ex.: desbravar outras fronteiras económicas).

    6. [Figurado] [Figurado] Descobrir, explorar (ex.: desbravar o mundo digital).

    7. [Figurado] [Figurado] Tornar civilizado. = CIVILIZAR, POLIR

    etimologiaOrigem:des- + bravo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "desbravar-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Ato ou efeito de desbravar (ex.: muitos homens morreram durante o desbravamento da região)....


    pioneiro | adj. n. m.

    Que ou quem primeiro desbrava regiões incultas....


    arrotear | v. tr.

    Limpar a terra do mato para a cultivar....


    desmaninhar | v. tr.

    Desbravar (terrenos maninhos); arrotear....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "desbravar-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?


      Em português, há algum fenómeno especial com os advérbios em -mente quando vão seguidos numa frase (ou com uma conjunção no meio)? Tanto em espanhol como em catalão há um comportamento curioso, em que algum dos advérbios perde o -mente: Simple y llanamente (em espanhol, se há dois ou mais, só o último fica "completo"); Exclusivament i principal (em catalão, não é obrigatório mas, se acontece, só o último fica sem o -mente). Li que o francês e o italiano mantêm sempre o -mente. E em português?