Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

desbravamento

desbravamentodesbravamento | n. m.
derivação masc. sing. de desbravardesbravar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·bra·va·men·to des·bra·va·men·to


(desbravar + -mento)
nome masculino

Acto ou efeito de desbravar (ex.: muitos homens morreram durante o desbravamento da região).


des·bra·var des·bra·var

- ConjugarConjugar

(des- + bravo + -ar)
verbo transitivo

1. Quebrar a braveza; tornar manso. = AMANSAR, DOMAR

2. Explorar lugar selvagem ou desconhecido (ex.: o seu bisavô participou na primeira expedição que desbravou a território).

3. [Agricultura]   [Agricultura]  Limpar um terreno para ser cultivado (ex.: desbravaram as margens do rio para cultivar o solo fértil). = ARROTEAR

4. [Por extensão]   [Por extensão]  Limpar, abrindo caminho (ex.: foi preciso desbravar novas rotas).

5. [Figurado]   [Figurado]  Fazer os primeiros contactos, estabelecer as primeiras ligações (ex.: desbravar outras fronteiras económicas).

6. [Figurado]   [Figurado]  Descobrir, explorar (ex.: desbravar o mundo digital).

7. [Figurado]   [Figurado]  Tornar civilizado. = CIVILIZAR, POLIR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "desbravamento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de 1873 ) foi um missionário escocês e explorador europeu da África , cujo desbravamento do interior do continente contribuiu para a colonização da África ..

Em Geopedrados

, adotado com sucesso no desbravamento da Bacia de Campos..

Em www.sganoticias.com.br

...projecto da Grande Barragem do Renascimento da Etiópia, no Nilo Azul, relacionado com o desbravamento de uma floresta para facilitar este principal projeto hidroelétrico do país..

Em Do Mirante

...tornam as músicas acessáveis e absorvíveis em sua máxima possibilidade emocional depois de um desbravamento —algo análogo ao que a banda realiza..

Em blog0news

...de administração como os de ordem econômica, tanto os de saúde como o de desbravamento , sem a navegação aérea..

Em catadordepapeis.blogspot.com
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Quando usar ao menos e pelo menos?
As expressões ao menos e pelo menos têm o mesmo significado (indicam um limite mínimo), podendo por isso ser usadas nos mesmos contextos: Viaja ao menos / pelo menos três vezes por ano; Ao menos / Pelo menos desta vez não chegaram atrasados.
pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desbravamento [consultado em 22-09-2021]