PT
BR
Pesquisar
Definições



defeca

A forma defecapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de defecardefecar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de defecardefecar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
defecardefecar
( de·fe·car

de·fe·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Expulsar os excrementos pelo ânus. = EVACUAR, OBRAR

2. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Enfraquecer, definhar (a vinha).


verbo transitivo

3. Tirar as fezes a. = DEPURAR

4. [Figurado] [Figurado] Purificar.


verbo pronominal

5. [Popular] [Popular] Definhar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim defaeco, -are, separar da borra, clarificar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "defeca" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.