Significado de cinge-se-lhos

    A forma cinge-se-lhospode ser [segunda pessoa singular do imperativo de cingircingir] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de cingircingir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cingircingir
    ( cin·gir

    cin·gir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Apertar (uma coisa) em roda; ligar, atar.

    2. Rodear, cercar.

    3. Ornar (em roda).

    4. [Figurado] [Figurado] Limitar, restringir.

    5. Reprimir.

    verbo pronominal

    6. Chegar-se muito, unir-se.

    7. Conformar-se; ater-se, seguir escrupulosamente.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cinge-se-lhos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    coronário | adj.

    Que representa a curvatura da coroa....


    Cingido com espartilho; que estica muito o espartilho....


    calceta | n. f. | n. m.

    Argola de ferro que, cingindo a perna dos condenados a trabalhos públicos, remata o grilhão que os prende....


    largo | adj. | n. m. | adv.

    De bastante ou muita largura....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cinge-se-lhos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      No âmbito do meu trabalho surgiu-me uma dúvida na aplicação do Novo Acordo Ortográfico. Agradecia que me ajudassem. Segundo as regras a palavra “Egipto” deveria manter-se como tal pois o “p” sempre se leu, correto? A minha dúvida é que há vários meios de comunicação a falar “Egito” mas depois mantêm palavras com “Egípcios”, etc. Outra possibilidade é que na palavra em questão seja aceite a dupla grafia, mas mesmo assim seria o mais correto mantermos o “Egipto”, não?