Significado de cative-no-lo

    A forma cative-no-lopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de cativarcativar], [terceira pessoa singular do imperativo de cativarcativar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de cativarcativar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cativarcativar
    ( ca·ti·var

    ca·ti·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou ficar cativo; tirar ou perder a liberdade; reduzir ou ficar reduzido a cativeiro. = APRISIONAR, CAPTURAR, PRENDER, SUBJUGAR, SUJEITAR ≠ LIBERAR, LIBERTAR, SOLTAR

    2. Conseguir ou dirigir a atenção, o interesse, a estima ou o amor. = ATRAIR, CONQUISTAR, ENCANTAR, SEDUZIR ≠ AFASTAR, REPELIR, REPULSAR

    verbo transitivo

    3. Reduzir à obediência; limitar ou inibir a vontade de. = DOMINAR, SUBJUGAR, SUJEITAR

    4. Guardar ou manter em seu poder (ex.: cativar memórias felizes). = CONSERVAR, RETER

    5. [Pouco usado] [Pouco usado] Hipotecar.

    6. [Portugal] [Portugal] [Finanças] [Finanças] Não atribuir verbas ou montantes previstos para despesas (ex.: o Governo vai cativar despesa no valor de vários milhões de euros).

    etimologiaOrigem:latim captivo, -are, fazer cativo.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cative-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cachicha | interj.

    Expressão designativa de asco ou nojo....


    catixa | interj.

    Expressão designativa de asco ou nojo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cative-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Como posso acrescentar "-o" aos verbos fazer, ter ou trazer na 2ª pessoa do presente do indicativo e imperativo? Para o verbo ter costumo usar "tens-no" mas pelo que li aqui devia ser "tens-lo". Também tenho dúvida na 2ª pessoa do imperativo, pois devia ser "tem-o". Costumo usar "tem-no". O verbo fazer não costumo usar no presente, mas gostaria de saber se é "faze-lo" e confirmar que se diz "fá-lo" no imperativo.