Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cará

carácará | n. m.
Será que queria dizer cara?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·rá ca·rá


nome masculino

1. [Brasil]   [Brasil]   [Ictiologia]   [Ictiologia]  Género de peixes de água doce.

2. Inhame.

3. Dança campestre, espécie de fandango.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Venho pedir uma consideração acerca da palavra compto, que tenho vindo a usar como sinónimo de "âmbito", mas segundo me constou, é apenas uma deturpação técnica de cômputo. Desde já manifesto os mais sinceros agradecimentos pelo esclarecimento.
A forma compto não existe; a grafia correcta é cômputo, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, e significa “cálculo, contagem” (ex.: O cômputo dos dias de férias está incorrecto; No cômputo geral, a participação foi positiva).



Qual a forma correcta: tornaremo-nos ou tornar-nos-emos?
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: tornaremos), deverá sempre fazer a mesóclise, isto é, a colocação do pronome entre o radical do verbo (ex.: tornar) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -emos). A forma correcta será, então, tornar-nos-emos e não *tornaremo-nos (o asterisco indica agramaticalidade).

A única excepção para a mesóclise será um padrão em que o pronome seja atraído para antes do verbo (ex.: não nos tornaremos; disse que nos tornaremos), mas a forma *tornaremo-nos é sempre considerada incorrecta.

Este padrão de colocação dos pronomes aplica-se às formas verbais no futuro do indicativo e também às formas do condicional ou futuro do pretérito (ex.: tornar-nos-íamos).

pub

Palavra do dia

al·gos·pas·mo al·gos·pas·mo


(grego álgos, -ous, dor + [e]spasmo)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Contracção muscular involuntária que causa dor. = CÃIBRA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/car%C3%A1 [consultado em 29-01-2023]