PT
BR
Pesquisar
Definições



cabeçada

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cabeçadacabeçada
( ca·be·ça·da

ca·be·ça·da

)
Imagem

Aparelho que cinge a cabeça e o focinho das cavalgaduras.


nome feminino

1. Pancada com a cabeça.

2. Movimento da cabeça quando se cabeceia ou se exprime afirmação.

3. Movimento da cabeça do cavalo erguida de repente.

4. [Figurado] [Figurado] Asneira, tolice.

5. Aparelho que cinge a cabeça e o focinho das cavalgaduras.Imagem

6. [Encadernação] [Encadernação] Cordão ou debrum colocado na extremidade do lombo do livro junto ao corte.Imagem = REQUIFE, TRANCHEFILAS

etimologiaOrigem etimológica:cabeça + -ada.
cabeçadacabeçada

Auxiliares de tradução

Traduzir "cabeçada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Vi escrito saberia-o; não deverá ser sabê-lo-ia? A frase era se tivesse .......saberia-o.
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, lo, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: oferecer-lhe-ei) ou no condicional, também chamado futuro do pretérito (ex.: oferecer-lhe-ia), deverá fazer a mesóclise, isto é, colocar o pronome clítico entre o radical do verbo (ex.: oferecer) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -ei ou -ia). Assim sendo, a forma correcta é sabê-lo-ia.