Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
1ª pess. sing. pres. conj. de bugiarbugiar
3ª pess. sing. imp. de bugiarbugiar
3ª pess. sing. pres. conj. de bugiarbugiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bu·gi·ar bu·gi·ar - ConjugarConjugar
(bugio + -ar)
verbo intransitivo

1. Fazer bugiaria; agir como bugio ou macaco.


ir bugiar
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Locução usada para afastar alguém ou mostrar desejo de não ser mais incomodado; ir pentear macacos (ex.: olha, vai bugiar!).

mandar bugiar
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Afastar alguém ou mostrar desejo de que alguém se afaste ou vá embora; mandar pentear macacos (ex.: ele veio chatear-me, mas eu mandei-o bugiar.).

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


É corrente, no português do Brasil, o termo membresia. Qual o termo correspondente no português europeu?
A palavra membresia não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de o seu uso se encontrar bastante difundido no português do Brasil. Tudo indica que essa palavra terá origem no espanhol membresía, termo utilizado nos países de língua espanhola da América do Sul com os significados "qualidade ou condição daquele que é membro de algo" e "conjunto de membros". Os dicionários portugueses não registam nenhum vocábulo com o mesmo significado com uso corrente no português europeu.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).
pub

Palavra do dia

u·val u·val
(uva + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo à uva ou que contém uva (ex.: cura uval).

nome masculino

2. [Informal]   [Informal]  Tumor hemorroidal.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/bugie [consultado em 13-07-2020]