Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bugio

bugiobugio | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de bugiarbugiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bu·gi·o bu·gi·o


(árabe bojaiia, relativo a ilha de onde se exportavam velas e talvez também macacos)
nome masculino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Designação comum às espécies de primatas. = MACACO, SÍMIO

2. [Antigo]   [Antigo]  Aparelho que eleva a certa altura um peso para o deixar cair sobre a estaca que se pretende cravar no solo. = BATE-ESTACAS


bu·gi·ar bu·gi·ar

- ConjugarConjugar

(bugio + -ar)
verbo intransitivo

1. Fazer bugiaria; agir como bugio ou macaco.


ir bugiar
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Locução usada para afastar alguém ou mostrar desejo de não ser mais incomodado; ir pentear macacos (ex.: olha, vai bugiar!).

mandar bugiar
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Afastar alguém ou mostrar desejo de que alguém se afaste ou vá embora; mandar pentear macacos (ex.: ele veio chatear-me, mas eu mandei-o bugiar.).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bugio" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Pereira, Diogo Ginó, Ricardo Rego, Rogério Galandim, Gonçalo Cristo, André Martinho, Luis Prazeres, João Bugio , José Feitor, Vasco Sobral (cap..

Em Lusitano Clube Desportivo Arraiolense

...Alfândega, a bordo do rebocador “Aveiro”, que os conduziu até próximo da Torre do Bugio , onde o navio “India

Em navios e navegadores

LXX-VISITA GUIADA Farol do Bugio /2 Lisboa - PORTUGAL * Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

LXX-VISITA GUIADA Farol do Bugio /1 Lisboa - PORTUGAL * Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

Em janeiro de 2021, foi confirmado o caso de um bugio morto no município de Pinhal da Serra, próximo à divisa com Santa Catarina..

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Tenho uma dúvida em relação à classificação das seguintes orações do poema «Prece» da Mensagem, e pedia uma ajudinha. «Mas a chama, que a vida em nós criou, Se ainda há vida ainda não é finda.»
Estes dois versos de Pessoa constituem uma frase complexa que contém três orações (que também podem ser designadas por frases, segundo a Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário publicada em Diário da República em Dezembro de 2004):
1) mas a chama [...] ainda não é finda - oração subordinante;
2) que a vida em nós criou - oração subordinada relativa restritiva, com antecedente (o antecedente é a chama);
3) se ainda há vida - oração subordinada adverbial condicional.

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bugio [consultado em 04-12-2021]