Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
tudotudo | pron. indef. | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

tu·do tu·do
pronome indefinido

1. A totalidade do que existe; todas as coisas.

2. O que é essencial.

nome masculino

3. Pessoa mais estimada (ex.: esta criança é o meu tudo).


acima de tudo
Com mais importância do que o resto (ex.: ele preza acima de tudo o respeito pelos outros; a peça, acima de tudo, satiriza a sociedade). = MORMENTE, PRINCIPALMENTE, SOBRETUDO

mais que tudo
O mesmo que acima de tudo. (Confrontar: mais-que-tudo.)

Confrontar: todo.
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Venho pedir ajuda relativamente a um pequeno conjunto de prefixos. Que relação existe entre supra- e super-? Supra- é plural de super-? E havendo infra- pode-se supor a existência de infer-? E quanto a hiper-, de origem grega? Existe também um prefixo que identifique algo ainda mais abaixo de infra-?
Super- e supra- são elementos de formação prefixais com étimos distintos, apesar de ambos exprimirem as noções de “superioridade” (ex.: super-homem, supranormal), “excesso” (ex.: superaquecer, supranumerário) ou “intensidade” (ex.: superfino, supracondutor). Supra- indica também a noção de “posição num plano superior” (ex.: supramandibular), opondo-se a infra-, que se apõe a outras palavras para exprimir a noção de “localização em posição inferior” (ex.: inframandibular).

O prefixo super- é seguido de hífen apenas quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: super-homem, super-requintado). Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo supra- é seguido de hífen apenas quando o elemento que se lhe segue começa por vogal (ex.: supra-axilar, supra-excitar), h (ex.: supra-hepático), r (ex.: supra-renal) ou s (ex.: supra-sensível). Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo supra- deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: supraexcitar, supranumerário), excepto se este começar por a ou h (ex.: supra-axilar, supra-hepático), obrigando à duplicação do r e do s quando se segue de palavras começadas por essas letras (ex.: suprarrenal, suprassensível).

O elemento de composição infer- existe realmente, mas é usado com o mesmo sentido de infra-, apesar de ser de utilização menos comum (ex.: inferaxilar).

Hiper- é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: hiper-humano, hiper-rugoso) e tem como oposto o elemento compositivo hipo-, que exprime a ideia de “posição em local inferior” (ex.: hipocentro) e de número reduzido (ex.: hipocalórico).

Os elementos de composição prefixais não possuem flexões de género e número. Indicam apenas determinadas noções que se poderão opor às noções expressas por outros elementos.

pub

Palavra do dia

a·bes·tun·to a·bes·tun·to
(a- + bestunto)
nome masculino

1. [Informal]   [Informal]  Capacidade para pensar ou raciocinar (ex.: falta-lhe abestunto para entender o problema).

2. [Informal]   [Informal]  Cabeça (ex.: faltou-lhe coragem para dizer o que lhe ia no abestunto). = CACHIMÓNIA


SinónimoSinônimo Geral: BESTUNTO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tudo [consultado em 24-11-2020]