Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

barrita

derivação fem. sing. de barrabarra
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bar·ra bar·ra


(latim vulgar *barra)
nome feminino

1. Peça de metal resultante da fundição do minério. = LINGOTE

2. Unidade de um bem de consumo, geralmente de formato alongado e consistência sólida (ex.: barra de cereais, barra de sabão).

3. Peça comprida, cilíndrica ou facetada, empregue em várias máquinas, construções, aparelhos de física, artes, ofícios, etc.

4. Entrada de um porto (ex.: a barra está encerrada devido ao mau tempo).

5. [Desporto]   [Esporte]  Cada uma das três peças compridas que delimitam uma baliza.Ver imagem

6. [Desporto]   [Esporte]  Varão fixo, usado como apoio em exercícios de ginástica ou de dança.

7. [Desporto]   [Esporte]  O mesmo que barra fixa.

8. Armação de uma cama de ferro ou madeira.

9. Cama tosca, formada de bancos e tábuas, tendo a cabeceira solta e encostada à parede.

10. [Tipografia]   [Tipografia]  Sinal gráfico (/) constituído por um traço oblíquo, geralmente inclinado para a direita.

11. Zona estreita e comprida de cor diferente do fundo ou com outro tipo de destaque gráfico (ex.: gráfico de barras).

12. Pintura ou friso ao longo de uma parede. = FAIXA, LISTA, LISTÃO, ORLA

13. [Vestuário]   [Vestuário]   [Vestuário]  Forro estreito na parte inferior de uma saia e a fita ou banda que guarnece horizontalmente a parte exterior ou inferior da mesma. = LISTA, LISTÃO

14. [Heráldica]   [Heráldica]  Listão diagonal que atravessa o escudo da direita à esquerda.

15. [Informática]   [Informática]  Espaço estreito e comprido, horizontal ou vertical, na janela de uma aplicação ou sistema informático, geralmente destinado a conter comandos, menus, atalhos, etc.

16. Gradeamento baixo destinado a delimitar o espaço dos magistrados num tribunal.

17. [Jogos]   [Jogos]  Jogo infantil, geralmente entre duas equipas, em que cada membro corresponde a um número, e, ao ser chamado, deve tentar agarrar o lenço ou outro objecto que se encontra na posse da pessoa que está na posição designada barra.

18. [Jogos]   [Jogos]  Carreira de pedras que um dos jogadores consegue dispor em qualquer jogo de tabuleiro.

19. [Jogos]   [Jogos]  Arco de ferro do jogo do truque.

20. [Jogos]   [Jogos]  Peça metálica curta que se atira, ganhando o jogador que a faz cair mais longe.

21. Conjunto de estratos avermelhados que às vezes se notam à hora do crepúsculo.

22. Traçado com que se orla a esteira para que não se desteça.

23. Instrumento sobre que se tosa a baeta.

24. Barreira.

25. Extremo.

26. [Náutica]   [Náutica]  Peça que, atravessada no mastaréu, o sustenta de pé.

27. [Náutica]   [Náutica]  Cana do leme.

28. [Tipografia]   [Tipografia]  Parte da prensa que o impressor puxa para dar a pressão.

29. [Veterinária]   [Veterinária]  Espaço nos maxilares superiores, geralmente entre os dentes caninos e os molares. = DIASTEMA

30. [Portugal: Minho]   [Portugal: Minho]  Palheiro do folhelho.

nome de dois géneros

31. [Informal]   [Informal]  Pessoa muito sabedora em relação a um assunto ou com excelente desempenho em determinada área. = CRAQUE

32. [Brasil]   [Brasil]  Situação ou estado geralmente difícil ou problemático (ex.: aguentar a barra).


barra antipânico
[Tecnologia]   [Tecnologia]  Mecanismo que serve para abrir portas corta-fogo e de emergência, composto por uma barra metálica horizontal assente em suportes no lado de dentro da porta, e que é accionado mediante pressão exercida sobre a barra no sentido da abertura.

barra de compasso
[Música]   [Música]  Linha perpendicular que atravessa verticalmente a pauta e que assinala o fim de um compasso e o início de outro.

barra do tribunal
Julgamento, justiça (ex.: este caso vai chegar à barra do tribunal).

barra fixa
[Desporto]   [Esporte]  Aparelho de ginástica constituído por um varão horizontal colocado a cerca de dois metros em relação ao solo.

barra invertida
[Tipografia]   [Tipografia]  Sinal gráfico constituído por um traço oblíquo inclinado para a esquerda (\). = CONTRABARRA

barras assimétricas
[Desporto]   [Esporte]  Aparelho de ginástica constituído por dois varões horizontais colocados a alturas diferentes em relação ao solo, destinado a ginástica para mulheres.

barras da cara
[Informal]   [Informal]  Espinhas que saem na cara aos que principiam a ter barba.

barras de calibragem
Em negativo, prova ou peça impressa, faixa de cores destinada a verificar a qualidade de impressão.

barras paralelas
[Desporto]   [Esporte]  Aparelho de ginástica constituído por dois varões horizontais à mesma altura em relação ao solo, destinado a ginástica para homens. = PARALELAS

barra vertical
[Tipografia]   [Tipografia]  Sinal gráfico constituído por um traço vertical (|).

lançar a barra
Fazer um esforço para obter algo.

lançar a barra mais longe que
Avantajar-se a.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Em vez de me desgraçar com um bolo altamente calórico, como uma barrita ou uns chips e fico bem..

Em apipocamaisdoce.sapo.pt

...cenoura + cha verde 13:00 Salada com quinoa e delícias do mar 15:00 1 barrita de cereais 17:00 Frutos secos (45 gr) 19:00 Pão de cereais com duas fatias...

Em do80ao8.blogs.sapo.pt

, é uma barrita mais "gulosa" mas super saudável..

Em www.saltosdecristal.com

E o sabor é mesmo muito bom, sabe mesmo a uma barrita daquelas que fazemos em casa

Em corrernacidade.com

...poupar na água, só mesmo em SOS, e na alimentação, antes de começarmos uma barrita , a hora do pequeno almoço já ia longe..

Em aherancadovazio.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.


pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/barrita [consultado em 27-10-2021]