PT
BR
Pesquisar
Definições



balneários

A forma balneáriosé [masculino plural de balneáriobalneário].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
balneáriobalneário
( bal·ne·á·ri·o

bal·ne·á·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a banho (ex.: terapias balneárias). = BALNEAR


nome masculino

2. Estação balnear de águas medicinais. = BANHOS, TERMAS

3. Recinto público onde se pode tomar banho.

4. [Portugal] [Portugal] Local devidamente equipado onde se pode tomar banho, trocar de roupa e guardar pertences pessoais temporariamente (ex.: os balneários da fábrica eram modestos, mas asseados; houve confrontos entre os jogadores à saída do balneário). [Mais usado no plural.] = VESTIÁRIO

5. [Portugal] [Portugal] [Desporto] [Esporte] Conjunto dos jogadores da equipa de um desporto colectivo (ex.: ele é o líder do balneário; problemas no balneário). = VESTIÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:latim balnearius, -a, -um.

balneáriosbalneários

Auxiliares de tradução

Traduzir "balneários" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.