Significado de baixar-se-ta

    A forma baixar-se-tapode ser [infinitivo de baixarbaixar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de baixarbaixar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de baixarbaixar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de baixarbaixar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de baixarbaixar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    baixarbaixar
    ( bai·xar

    bai·xar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Vir de cima para baixo (atendendo à altura).

    2. Passar de parte superior a inferior. ≠ ELEVAR, SUBIR

    3. Diminuir em preço, valor, influência, etc. = REBAIXAR ≠ ELEVAR, VALORIZAR

    4. Humilhar-se.

    5. [Figurado] [Figurado] Desacreditar-se.

    verbo transitivo e pronominal

    6. Inclinar(-se) para o chão.

    verbo transitivo

    7. [Brasil] [Brasil] [Informática] [Informática] Transferir para um computador (ex.: baixar ficheiros). = DESCARREGAR

    etimologiaOrigem:latim tardio bassiare.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "baixar-se-ta" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    abaixo | adv. | interj.

    Em lugar inferior....


    abjeto | adj.

    Em que há abjeção....


    acabanado | adj.

    Que tem forma de cabana....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "baixar-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?