PT
BR
Pesquisar
Definições



apreenderem

A forma apreenderempode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de apreenderapreender] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de apreenderapreender].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
apreenderapreender
|ê| |ê|
( a·pre·en·der

a·pre·en·der

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Apoderar-se de algo que outrem não deve ter em sua posse ou como resultado de punição; fazer apreensão de. = CONFISCAR

2. Alcançar com a inteligência. = COMPREENDER, CONCEBER, ENTENDER, PERCEBER


verbo intransitivo

3. Pensar continuadamente em alguma coisa, geralmente preocupante. = CISMAR, EMPREENDER


verbo pronominal

4. Sentir inquietação ou preocupação. = INQUIETAR-SE, PREOCUPAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:latim apprehendo, -ere, tomar, agarrar, apoderar-se, compreender.
Confrontar: aprender.

Auxiliares de tradução

Traduzir "apreenderem" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).