PT
BR
Pesquisar
Definições



afligir

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
afligirafligir
( a·fli·gir

a·fli·gir

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Causar ou sentir aflição ou inquietação. = ANGUSTIAR, APOQUENTAR, ATORMENTAR, INQUIETAR, RALAR

2. Causar ou sentir desgosto. = DESGOSTAR


verbo transitivo

3. Causar danos ou efeitos negativos. = ASSOLAR, DEVASTAR, FLAGELAR

etimologiaOrigem etimológica:latim affligo, -ere, lançar contra, ferir de encontro a, derrubar, despedaçar, abater, atenuar, destruir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "afligir" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.