PT
BR
Pesquisar
Definições



aflitamente

A forma aflitamentepode ser [derivação de aflitoaflito] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aflitamenteaflitamente
( a·fli·ta·men·te

a·fli·ta·men·te

)


advérbio

De modo aflito.

etimologiaOrigem etimológica:aflito + -mente.
aflitoaflito
( a·fli·to

a·fli·to

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem sente aflição (ex.: a mãe anda muito aflita; os fiéis oraram pelos aflitos). = ANGUSTIADO, ATORMENTADO, DESESPERADO


adjectivoadjetivo

2. Que revela ou denota ansiedade. = ANSIOSO, APREENSIVO, INQUIETO, PREOCUPADODESPREOCUPADO, SERENO, TRANQUILIZADOR

3. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que tem muita vontade de urinar ou defecar (ex.: pediu à professora para ir à casa de banho porque estava aflito). = APERTADO

etimologiaOrigem etimológica:latim afflictus, -a, -um, abatido, desesperado.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.