PT
BR
Pesquisar
Definições



aflito

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aflitoaflito
( a·fli·to

a·fli·to

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem sente aflição (ex.: a mãe anda muito aflita; os fiéis oraram pelos aflitos). = ANGUSTIADO, ATORMENTADO, DESESPERADO


adjectivoadjetivo

2. Que revela ou denota ansiedade. = ANSIOSO, APREENSIVO, INQUIETO, PREOCUPADODESPREOCUPADO, SERENO, TRANQUILIZADOR

3. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Que tem muita vontade de urinar ou defecar (ex.: pediu à professora para ir à casa de banho porque estava aflito). = APERTADO

etimologiaOrigem etimológica:latim afflictus, -a, -um, abatido, desesperado.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aflito" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.