PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

picuinha

piada | n. f.

Picuinha, remoque....


picuinhice | n. f.

Qualidade ou atitude de picuinhas, de quem dá excessiva atenção a coisas sem importância....


coca-bichinhos | adj. 2 g. 2 núm. n. 2 g. 2 núm.

Que ou quem descobre coisas miúdas ou se interessa por pequenos pormenores ou coisas insignificantes....


picuinhas | adj. 2 g. 2 núm. n. 2 g. 2 núm.

Que ou quem é exageradamente minucioso; que ou quem dá muita importância a pormenores....


niquento | adj. n. m.

Que ou quem se ocupa de ninharias, de pormenores insignificantes....


piadinha | n. f.

Dito que pretende ter graça ou provocar....


biscate | n. m. | n. 2 g.

Pequeno serviço remunerado que se faz para além do trabalho habitual ou de forma não regular....


toque | n. m.

Acto ou efeito de tocar....


piadola | n. f.

Dito que pretende ter graça ou provocar....


picuinha | n. f.

Atitude hostil em relação a alguém (ex.: vingou-se com muitas picuinhas)....


canivetada | n. f.

Golpe ou picada de canivete....




Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.
As palavras a que se refere estão atestadas em diversos dicionários de língua portuguesa, ainda que os puristas pelejem pela exclusão de rentabilidade em favor de rendibilidade. No entanto, parece ser indiscutível a primazia das formas rentável / rentabilidade (aquelas que alguns consideram galicismos) sobre rendível / rendibilidade (as consideradas correctas), como se pode comprovar, por exemplo, em buscas feitas em páginas da Internet escritas em Português. Certa para uns, errada para outros, a palavra rentabilidade aparece registada já em dicionários do final do século passado (cf. Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1982 [1.ª e 2.ª impressões] - Id., 2.ª ed., 1986).

Ver todas