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marceneiro

ebanista | n. 2 g.

Marceneiro que faz ensambladuras ou entalhes....


marcenaria | n. f.

Arte ou obras de marceneiro....


marceneiro | n. m.

O que faz móveis de madeira....


tenda | n. f.

Oficina de ferreiro, marceneiro ou outro artífice....


sovina | n. f. | adj. 2 g. n. 2 g.

Torno de marceneiro....


polidor | adj. n. m.

Marceneiro; envernizador....


Árvore (Astronium macrocalyx) da família das anacardiáceas, encontrada no Brasil....


banco | n. m.

Pranchão elevado em que trabalham os carpinteiros, marceneiros, etc....


talha-frio | n. m.

Instrumento de marceneiro para lavrar madeira....



Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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