PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

interpolastes

rima | n. f. | n. f. pl.

Uniformidade de sons na terminação de duas ou mais palavras....


Colocação de uma ou mais palavras entre o verbo e o pronome em posição proclítica. [O seu uso é geralmente estilístico, como em há muito que o não via em vez do mais habitual há muito que não o via.]...


postura | n. f.

Atitude ou posição do corpo (ex.: tenha atenção à postura do tronco)....


interpolar | v. tr. | adj. 2 g.

Interromper (a sucessão ou série de coisas com outra ou outras)....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.


Ver todas