PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

inseri

Diz-se dos órgãos vegetais insertos em pontos fronteiros aos intervalos que separam as pétalas....


apicilar | adj. 2 g.

Que está inserido no ápice....


epidiscal | adj. 2 g.

Que se insere na parte superior do disco....


epigínico | adj.

Diz-se de uma parte da flor que se insere sobre o ovário....


gnatodonte | adj. 2 g.

Que tem os dentes inseridos na espessura das maxilas....


Que se insere por cima do orifício do cálice....


Inserido abaixo ou ao nível do ovário....


Cujas pétalas estão inseridas no ovário....


Que tem os estames inseridos no ovário....


medial | adj. 2 g.

Situado no meio....


rostral | adj. 2 g.

Diz-se da antena inserida no rostro de alguns animais....


contextual | adj. 2 g.

Cuja interpretação ou significado depende do contexto em que está inserido....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.

Ver todas